O Projeto ‘Clara: uma gotinha d’água’ surge a partir da constatação da necessidade de promover um educar ambiental para o tema água ao público infantil, que se tornarão agentes multiplicares deste saber. Afinal, podemos semear em nossas crianças questões como meio ambiente, cidadania, ética, trabalho em equipe, entre outros valores e ensinamentos, por meio dos livros de histórias infantis. Neste projeto encontramos um grupo de crianças que descobre o mundo da água quando uma gota d’água se torna sua semelhante, passando a discutir e apresentar temas relacionados ao cuidado com a água. As histórias são envolventes e inclusivas, contam com um grupo de 3 personagens fixos com a missão de Guardiões da Água que se tornam agentes multiplicadores, e a cada história novos personagens são integrados ao grupo, representando a diversidade e beleza do povo brasileiro, de forma inclusiva. Apesar da seriedade do tema tratado, a linguagem simples, lúdica e envolvente dos personagens permite trazer este ensinamento ao público infantil e torná-los protagonistas neste processo do saber.
O Projeto completo é composto por uma coleção de livros infantis ilustrados, com a temática da educação ambiental, com mais de 50 histórias, e é destinado ao público na faixa etária de 4 a 12 anos, a ser multiplicado aos seus pais, avós e professores.
Tudo começa quando Clara, uma gotinha d’água, ao aparecer para Mariana (principal personagem infantil) e se transformar em uma menina, aproxima-se do imaginário infantil e leva Mariana e os demais personagens fixos (Júnior e Guilherme) através de uma narrativa simples, inteligente e informativa, a percorrer diversos cenários e situações onde a água está presente. Em algumas histórias as exuberantes paisagens, a beleza e diversidade do povo brasileiro serão representadas nas ilustrações, com a preocupação da inclusão social. E ao final de cada história, os pequenos leitores serão instigados a agir em prol da defesa do meio ambiente, notadamente das águas.
Lembrando que dentre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a água aparece como a ODS 6, porém se analisarmos os demais ODS a água está presente em todos, por isso não podemos pensar no meio ambiente e no tema água de forma dissociada, assim como os 17 ODS estão conectados e são interdependentes.
6 livros já foram publicados: “Clara: uma gotinha d’água”; ‘Clara e a reciclagem”; “Clara e as águas invisíveis”; ”Clara e a água do dia-a-dia”; “Clara e os rios voadores” e “Clara e as mudanças climáticas”.
Vale destacar que o livro 3. “Clara e as águas invisíveis” está hospedado em uma plataforma no Canadá para download gratuito e já ganhou algumas traduções. No Canadá ganhou tradução em inglês; depois em Malalaia na Índia onde é estudado nas escolas de Kerala; traduzido também para o espanhol; em versão Hausa chegou ao Norte da Nigéria e Camarões, e em países como Chade, Benim, Togo, Burquina Fasso, Gana e Sudão; e com a tradução em Tagalo está nas escolas das Filipinas!!
Acesse o site: https://gw-project.org/books/claire-and-the-invisible-water/
Conheça também a trajetória e algumas das ações deste Projeto no pdf ‘Divulgação Cientifica”
Copyright © 2024 AquageoAmbienteLegal, Todos os direitos reservados.
A pesquisadora responsável por este Projeto Prof. Dra. Luciana Cordeiro de Souza Fernandes foi convidada a participar do CICLO ILP-FAPESP NOVEMBRO 2023 (https://agencia.fapesp.br/brasil-pode-usar-mais-as-aguas-subterraneas-durante-estiagens-e-evitar-crises-hidricas-dizem-cientistas/50347) na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) com a participação do Prof. Dr. Ricardo Hirata do IG/USP, coordenador do projeto temático SACRE em execução nestes municípios, que busca definir as áreas vulneráveis dos aquíferos para que a regulamentação dos PLs possa se efetivar; e o Prof. Rodrigo Lilla Manzione da UNESP campus Ourinhos. A transmissão completa pode ser vista em: https://www.youtube.com/live/nfoyxWBJrTc si=zKmej1z3cNdKMarH
O presidente da Câmara Municipal de Bauru, Markinho Souza (MDB), recebeu na última quinta-feira (20/02/25), na sala da Presidência, os professores da Unicamp Luciana Cordeiro e Alexandre Fernandes para a apresentação de uma proposta de legislação sobre o ordenamento territorial municipal voltada à proteção das águas subterrâneas, além de um material didático voltado à educação ambiental. Acesse: https://www.bauru.sp.leg.br/imprensa/noticias/professores-da-unicamp-entregam-minuta-de-lei-para-protecao-das-aguas-subterraneas/