Esta pesquisa pretende aplicar estratégias para o desenvolvimento do Geoturismo nas comunidades em torno dos geossítios, levando em conta a interpretação desses ambientes através de roteiros turísticos/educacionais, que possam favorecer o desenvolvimento da Geoeducação, das atividades turísticas, da economia solidária, social, cultural e a geoconservação destes lugares, em consonância com o olhar do Geopark Araripe, proporcionando um desenvolvimento territorial pautado das premissas da sustentabilidade.
Integrantes: Profa. Dra. Luciana Cordeiro de Souza Fernandes (Coord.), Luciana Silveira Lacerda (aluno de pós graduação – doutorado PEHCT).
Este Projeto de Doutorado desenvolvido pela aluna Luciana Silveira Lacerda junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra (PPG-EHCT) do Instituto de Geociências da UNICAMP, orientado pela Prof.ª Dra. Luciana Cordeiro de Souza Fernandes, e coorientado pela Prof. Dra. Thais Oliveria Guimarães da UEPE, busca aprofundar o conhecimento acerca do território do Araripe Geopark, suas potencialidades turísticas, culturais e ambientais, para desenvolver roteiros turísticos/geoeducacionais, de acordo com a realidade das comunidades onde os geossítios estão inseridos, a fim de integrar todos os 09 (nove) geossítios do Geopark Araripe, as comunidades receptoras, setor de Geoturismo do Geopark e trade turístico do Cariri Cearense, e assim, demostrar para os segmentos turísticos regionais a importância do desenvolvimento do Geoturismo e da hospitalidade nas comunidades do Geopark Araripe, assim como, sugerir medidas de criação e divulgação de Geoprodutos (produtos associados aos temas dos Geoparques).
Copyright © 2024 AquageoAmbienteLegal, Todos os direitos reservados.
A pesquisadora responsável por este Projeto Prof. Dra. Luciana Cordeiro de Souza Fernandes foi convidada a participar do CICLO ILP-FAPESP NOVEMBRO 2023 (https://agencia.fapesp.br/brasil-pode-usar-mais-as-aguas-subterraneas-durante-estiagens-e-evitar-crises-hidricas-dizem-cientistas/50347) na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) com a participação do Prof. Dr. Ricardo Hirata do IG/USP, coordenador do projeto temático SACRE em execução nestes municípios, que busca definir as áreas vulneráveis dos aquíferos para que a regulamentação dos PLs possa se efetivar; e o Prof. Rodrigo Lilla Manzione da UNESP campus Ourinhos. A transmissão completa pode ser vista em: https://www.youtube.com/live/nfoyxWBJrTc si=zKmej1z3cNdKMarH
O presidente da Câmara Municipal de Bauru, Markinho Souza (MDB), recebeu na última quinta-feira (20/02/25), na sala da Presidência, os professores da Unicamp Luciana Cordeiro e Alexandre Fernandes para a apresentação de uma proposta de legislação sobre o ordenamento territorial municipal voltada à proteção das águas subterrâneas, além de um material didático voltado à educação ambiental. Acesse: https://www.bauru.sp.leg.br/imprensa/noticias/professores-da-unicamp-entregam-minuta-de-lei-para-protecao-das-aguas-subterraneas/