CONTRASTE: A PROBLEMÁTICA QUESTÃO DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS, INVISÍVEIS À SOCIEDADE, FUNDAMENTAIS AO MEIO AMBIENTE? (2020 – 2021)

Status:
Ano de Publicação: 2020

Resumo

Desde muito cedo, nas escolas, crianças aprendem sobre a importância da coleta seletiva e da separação dos resíduos sólidos recicláveis. Entretanto fala-se pouco das classes que são responsáveis por esse processo. Há diversos relatos de agressão profanados contra catadores de lixo e, a partir disso, tem surgido uma demanda cada vez maior de estudos que sejam capazes de representar a classe, evitando a marginalização da mesma. Esse estudo possui como objetivo a análise de políticas assistencialistas e possíveis demandas da classe, englobando as adversidades enfrentadas pelos mesmos. Assim como visa apresentar possíveis atividades modelos para a questão da visibilidade de catadores através de dados qualitativos e quantitativos obtidos a partir de uma pesquisa de campo.

Projetos Relacionados

PROJETO CLARA: UMA GOTINHA D’ÁGUA
O Projeto ‘Clara: uma gotinha d’água’ surge a partir da constatação da necessidade de promover um educar ambiental para o tema água ao público infantil, que…
GEOTURISMO NOS GEOSSÍTIOS: UMA FERRAMENTA DE GEOEDUCAÇÃO PARA O TERRITÓRIO DO GEOPARK ARARIPE
Esta pesquisa pretende aplicar estratégias para o desenvolvimento do Geoturismo nas comunidades em torno dos geossítios, levando em conta a interpretação desses ambientes através de roteiros…
CRIAÇÃO DE UM GEOPARK UNESCO NA BACIA DO RIO CORUMBATAÍ: SINERGIA DE DIVERSOS ATORES
A Bacia do rio Corumbataí é uma área territorial com limites claramente definidos, que inclui notável patrimônio geológico, notadamente o Sistema Aquífero Guarani (SAG), considerado patrimônio…
CIDADANIA E PATRIMÔNIO CULTURAL NA CRIAÇÃO DO GEOPARQUE DA BACIA DO RIO CORUMBATAÍ (2017 – 2018)
O projeto tem por objetivo estimular a interação entre a comunidade local e o seu patrimônio cultural arqueológico. Pretende-se, através de palestras e oficinas, estimular a…
plugins premium WordPress

Documentos Projeto Fapesp

Visita Técnica em Waterloo Canadá

A pesquisadora responsável por este Projeto Prof. Dra. Luciana Cordeiro de Souza Fernandes foi convidada a participar do CICLO ILP-FAPESP NOVEMBRO 2023 (https://agencia.fapesp.br/brasil-pode-usar-mais-as-aguas-subterraneas-durante-estiagens-e-evitar-crises-hidricas-dizem-cientistas/50347) na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) com a participação do Prof. Dr. Ricardo Hirata do IG/USP, coordenador do projeto temático SACRE em execução nestes municípios, que busca definir as áreas vulneráveis dos aquíferos para que a regulamentação dos PLs possa se efetivar; e o Prof. Rodrigo Lilla Manzione da UNESP campus Ourinhos. A transmissão completa pode ser vista em: https://www.youtube.com/live/nfoyxWBJrTc si=zKmej1z3cNdKMarH

O presidente da Câmara Municipal de Bauru, Markinho Souza (MDB), recebeu na última quinta-feira (20/02/25), na sala da Presidência, os professores da Unicamp Luciana Cordeiro e Alexandre Fernandes para a apresentação de uma proposta de legislação sobre o ordenamento territorial municipal voltada à proteção das águas subterrâneas, além de um material didático voltado à educação ambiental. Acesse: https://www.bauru.sp.leg.br/imprensa/noticias/professores-da-unicamp-entregam-minuta-de-lei-para-protecao-das-aguas-subterraneas/