Quando se fala em Questões Globais e educação ambiental, muitos pensam nas mudanças climáticas como questão global. A força dessa temática chega a levar alguns até a falar em uma Educação em Mudanças Climáticas. Rejeita-se essas novas terminologias, mantendo-se o termo Educação Ambiental. Por meio de uma sistemática de investigação, com base nas decisões da Organização das Nações Unidas (ONU), são levantados os temas que foram estrategicamente definidos pela ONU como sendo a pauta prioritária para o globo. Uma visão sistêmica dessas questões globais e suas interdependências é construída. A partir dessa visão sistêmica, princípios e objetivos da Educação Ambiental tanto na Política Nacional de Educação Ambiental como em conferências internacionais são analisados para avaliar os desafios postos à Educação Ambiental a partir destas questões globais. When we talk about Global Issues and environmental education, people usually think about climate change as the global issue. The strength of this theme leads some people to talk about Education in Climate Change. These new terminologies are rejected, and the term Environmental Education is held. Through a systematic research, based on the decisions of the United Nations (UN), they are identified those issues that have been strategically defined as the priority agenda for the globe. A systemic view of these global issues and their interdependencies is built. From this systemic view, principles and objectives of Environmental Education in both the Brazilian National Environmental Education Policy and in the international conferences are analyzed to evaluate the challenges posed to Environmental Education from these global issues.
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A pesquisadora responsável por este Projeto Prof. Dra. Luciana Cordeiro de Souza Fernandes foi convidada a participar do CICLO ILP-FAPESP NOVEMBRO 2023 (https://agencia.fapesp.br/brasil-pode-usar-mais-as-aguas-subterraneas-durante-estiagens-e-evitar-crises-hidricas-dizem-cientistas/50347) na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) com a participação do Prof. Dr. Ricardo Hirata do IG/USP, coordenador do projeto temático SACRE em execução nestes municípios, que busca definir as áreas vulneráveis dos aquíferos para que a regulamentação dos PLs possa se efetivar; e o Prof. Rodrigo Lilla Manzione da UNESP campus Ourinhos. A transmissão completa pode ser vista em: https://www.youtube.com/live/nfoyxWBJrTc si=zKmej1z3cNdKMarH
O presidente da Câmara Municipal de Bauru, Markinho Souza (MDB), recebeu na última quinta-feira (20/02/25), na sala da Presidência, os professores da Unicamp Luciana Cordeiro e Alexandre Fernandes para a apresentação de uma proposta de legislação sobre o ordenamento territorial municipal voltada à proteção das águas subterrâneas, além de um material didático voltado à educação ambiental. Acesse: https://www.bauru.sp.leg.br/imprensa/noticias/professores-da-unicamp-entregam-minuta-de-lei-para-protecao-das-aguas-subterraneas/